quinta-feira, 26 de março de 2015

O Que é Pecado Involuntário? – Levítico 4:2


Os principais termos bíblicos para “pecado não intencional” no Antigo Testamento são o substantivo shagagah (engano, erro) e o verbo shagag/shagah (errar, enganar ou induzir ao erro). O significado desses termos é, de certo modo, uma questão de debate. Examinaremos o uso tanto do substantivo como do verbo e comentaremos a frase “pecado arrogante”. Isso pode ajudar a esclarecer o significado de pecado involuntário.

1Shagagah: Esse substantivo tem sido traduzido de diferentes formas: “ignorância” (ARA), “inadvertência” (BJ e AA), “sem querer” (NTLH), “sem intenção” (NVI). A tendência é compreendê-lo como expressando a ideia de ignorância ou falta de intenção. Essa interpretação encontra apoio em algumas expressões paralelas usadas juntamente com a palavra. Em alguns casos, dizem que a pessoa não sabia (Levítico 5:17), não tinha conhecimento (Josué 20:3), não tinha consciência do pecado cometido (Levítico 5:2) ou que ele ou ela souberam mais tarde (Levítico 5:3).
Mas o substantivo shagagah é usado no contexto do pecado consciente, quando a pessoa tem consciência de que pecou (Levítico 4:22-23). O elemento da intencionalidade pode estar presente nesse caso em particular, mas não em outros (Números 35:11; Deuteronômio 19:4-5). Isso sugere que esse substantivo designa pecado involuntário ou cometido por ignorar a lei, pecado involuntário ou mesmo inadvertido. Necessariamente, isso não exclui consciência e intenção.

2O verbo Shagag/Shagah: Esse verbo se refere ao pecado inconsciente (Jó 6:24; 19:4; Ezequiel 45:20). Porém, designa mais frequentemente o pecado como um erro que, embora evitável, não foi evitado. Isaías usa esse paralelo com o verbo “cambalear”, descrevendo o cambaleio da pessoa bêbada (Isaías 28:7 NVI). Essa é uma conduta involuntária porque, como resultado do efeito do álcool, a pessoa é incapaz de andar ereta. Em outro caso, pela falta de pastores ou líderes, o rebanho de ovelhas se desvia do caminho e se dispersa (Ezequiel 34:5). Elas não têm autocontrole e orientação. O livro de Provérbios declara que a falta de disciplina faz com que a pessoa cambaleie (Provérbios 5:23; conforme 19:27). Isso também acontece quando uma pessoa é indiferente para com Deus (Salmos 119:67; conforme verso 21).
Esses textos parecem descrever a condição comum do ser humano que só pode ser melhorada mediante autodisciplina. Em certo sentido esse tipo de comportamento é involuntário; por nós mesmo só nos perdemos e fazemos o que é errado. Esse tipo de pecado não é apenas um pecado de ignorância. Saul, após saber que Davi havia poupado sua vida, tentou se reconciliar com ele e confessou: “Pequei […] não tornarei a fazer-te mal; […] tenho procedido como louco e errado [shagah] excessivamente” (1Samuel 26:21 ARA). Ele chamou sua tentativa de matar Davi de erro, embora tenha intencionalmente procurado tirar sua vida. A falta de autocontrole levou Saul a atacar Davi.

3Pecado Arrogante: O pecado “involuntário” é contrastado com o pecado arrogante (Números 15:30-31), representado pela atitude rebelde e desafiadora contra Deus, manifestada pelo total desrespeito por Ele e por Sua vontade. Para esse tipo de pecado não há expiação e a pessoa é desconectada permanentemente do povo de Deus. Ele pode ser intencional ou não, mas o principal significado do verbo é o fato de que a pessoa errou e necessita de expiação.
O pecado “involuntário” parece designar pecados cometidos como resultado de uma natureza humana que é fraca e incapaz de controlar-se. A pessoa não estava rompendo com o Senhor, pois o pecado foi resultado da fragilidade humana. Nessa condição, eles pecaram sem saber, sem querer, sem saber o que estavam fazendo. Talvez possamos nos referir a eles como pecadores involuntários. A falta de autocontrole ou intencionalidade, e até mesmo ignorância, não é desculpa para esse pecado, mas o perdão está sempre disponível para ele (conforme 1João 2:1-2). O Senhor pode nos dar vitória sobre nossa natureza caída: “Eu Te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie [shagah] dos Teus mandamentos” (Salmos 119:10 NIV).
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