sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Alimentação segundo a bíblia



Concordo com a frase que diz, que um dos maiores patrimônios que temos é a saúde, sem saúde nada temos, sem saúde não podemos honrar nosso Senhor como ele merece, sem saúde não podemos nos beneficiar das bençãos concedidas, sem saúde a alegria se vai e esse é um assunto que me interessa e que busco melhorar cada dia.

Na escolha do melhor cardápio, não há dúvidas que o melhor regime alimentar para o ser humano é o que o seu Criador lhe deu, afinal quem melhor conhece nosso organismo que nosso pai celeste? Esse regime se encontra descrito em gênesis 2:29-30.

Dieta para o homem - Gênesis. 2:29
"E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento."

Dieta para os animais - Gênesis 2:30
"E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi."

Se você leu com atenção, deve ter achado estranho a alimentação dos animais, segundo o verso acima, o leão comia grama! é isso mesmo. Então quando a carne entrou no cardápio?

Por ocasião do dilúvio essa dieta sofreu alteração temporária, uma vez que não havia nada vivo após as águas.
"E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca." Gênesis 7:21-23

Foi após o dilúvio que o Senhor permitiu que o homem comesse alguns tipos de carne, mas é claro que essa não é a dieta ideal para o homem, foi permitida por causa do dilúvio.

Vem então a pergunta, que tipo de carne podemos comer?
A resposta está em Levíticos 11, ali está  uma re-explicação dada pelo próprio Deus sobre que animais poderíamos comer, digo re-explicação, porque esse conhecimento já havia sido dado por nosso Deus aos patriarcas, confira a ordem do Senhor à Noé sobre os animais que deveriam entrar na arca .
Gênesis 7:2 diz - "De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea".
Viu? como Noé soube quais eram limpos e quais eram imundos? Deus mesmo disse!

 Voltemos à levítico 11, o texto é grande para colocar nesse post, mas alguns versos é bom citar, veja abaixo:

verso 1 e 2 - E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra.

Animais que andam sobre a terra
verso 3 - ... todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
Ex.: Boi, vaca, porém o coelho e o porco não devemos comer! veja os versos 6 e 7.

Animais que vivem nas águas
verso 9 e 10 -  De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis. Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.

Animais que voam
verso 13 - Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, a águia marinha... e aves semelhantes ou da mesma família como a coruja, corvo, urubu, abutre.

A verdade é que Deus sempre quis que seus filhos voltassem ao plano original, não só na alimentação, mas principalmente na vida espiritual, Deus deseja que sua imagem possa ser restaurada novamente no homem e para isso fez de tudo, inclusive entregar seu Filho. Observe que todos os ensinamentos de Cristo tem por objetivo nos tornar como Adão antes do pecado e nesse tempo ninguém morria, muito menos para se tornar alimento de outro.

Com certeza você se lembra do momento que o povo Hebreu deixa o Egito e murmura contra Deus no deserto pedindo carne e dessa forma rejeitando o alimentação que o Senhor mandava do céu. Você consegui imaginar isso? Pão que descia do céu?! que coisa incrível!, mas o povo queria carne, queria satisfazer os desejos do apetite. Isso você pode ler em Números 11, comeram tanta carne que saia pelas narinas!

O problema hoje é que muitos desejam satisfazer as vontades do apetite, e quando se deparam com as proibições das escrituras, estes que amam mais o desejo agem de duas formas: ou rejeitam a orientação clara do Senhor, dizendo "é coisa do velho testamento" ou tentam de alguma forma encontrar um verso bíblico ou algo que endosse suas atitudes e nesse impulso acabam distorcendo o texto bíblico e levando muitos ao erro, principalmente os que possuem posição de destaque.

Fique por aqui no Breve Virá, veja esse post relacionado Não é o que entra, mas o que sai que contamina o homem


Jackson Vilela
Share:

0 comentários:

Postar um comentário